Você sabia que a segurança doméstica é fundamental para ter mais conforto e qualidade de vida? De acordo com dados do Ministério da Saúde registrados pelo Sistema de Informações sobre Mortalidade Infantil, que integra o DataSUS, no Brasil ocorreram 1.616 óbitos por acidentes domésticos com crianças de 0 a 14 anos no período de 2020 e 2021, sendo 792 óbitos em 2020 e 824 em 2021.
Por isso, tomar algumas precauções é fundamental para evitar acidentes com toda a família.
Por que investir em segurança doméstica?
Nossa casa é onde sentimos a sensação de aconchego, ou seja, um local acolhedor e confortável que nos proporciona maior qualidade de vida. Portanto, este lugar tem de ser seguro a todos, desde as crianças aos adultos e, também, prazeroso para se viver.
Mesmo escolhendo imóveis com localizações seguras, como condomínios fechados e apartamentos, existem cuidados que devem ser adotados dentro das residências para evitar acidentes.
E não são todas as práticas que envolvem gastos! Em algumas, pequenas atitudes garantirão mais proteção e poderão fazer toda a diferença.
Quais são os tipos de acidentes domésticos?
Os acidentes domésticos são eventos inesperados que ocorrem dentro de casa e podem causar ferimentos ou problemas mais graves. Embora possam ocorrer em qualquer momento, os acidentes domésticos geralmente acontecem durante as tarefas do dia a dia e muitas vezes, podem ser prevenidos.
São os casos mais frequentes:
- Quedas
Escadas e janelas são atrativas para as crianças e, por isso, elas correm o enorme risco de acidentes e quedas. É preciso uma atenção maior com os bebês, que podem se machucar gravemente se cair de lugares comuns, como cama, sofá e berço.
Os ambientes lisos e molhados, como pisos com cera e o box do banheiro, também são potenciais riscos, não só para as crianças, mas a todos, principalmente idosos.
- Queimaduras
Por conter fogão e forno, a cozinha costuma ser o local mais perigoso da casa. É importante que o acesso ao gás, à porta do forno, ao cabo de panelas, às bebidas e comidas quentes e a objetos cortantes estejam protegidos dos mais vulneráveis.
Em caso de queimadura, deve-se lavar bem o local com água fria e limpa, além de buscar avaliação médica.
- Afogamentos
Na maioria das vezes, as crianças são as mais frágeis e indefesas aos riscos domésticos.
Os afogamentos podem surgir não só com uma curiosidade ao ver uma piscina, mas em baldes, bacias, tanques e banheiras.
- Intoxicação
Remédios, produtos de limpeza e inseticidas devem ser armazenados em locais que não sejam de fácil acesso. Caso aconteça a ingestão destes produtos pela criança ou adolescente, por exemplo, é necessário buscar ajuda imediatamente em hospitais e não provocar vômito.
Também é importante alertar-se com algumas plantas, que podem ser venenosas e tóxicas se a criança ingerir ou mesmo tocar.
- Objetos engolidos
As crianças têm muito o costume de colocar objetos na boca. Portanto, não deixe objetos pequenos ao alcance delas. Para saber se o objeto é possível de ser engolido, uma dica é verificar se ele “passa” por dentro de um rolo de papel higiênico. Se passar, o objeto tem potencial de ser engolido.
Fique atento também às indicações da faixa etária ideal para cada brinquedo ou jogo. É necessário também educar a criança sobre o perigo de levar à boca qualquer objeto e os riscos que isso representa.
4 dicas para tornar o ambiente mais protegido.
Grades
O uso de grades e redes em janelas e sacadas é indispensável para quem mora em apartamentos. Não só para os seres humanos, essas grades evitam acidentes com os animais.
Outro jeito de proteger esses lugares é colocar um portão pequeno entre um cômodo e outro caso apresente situações que possam representar risco, como uma escada ou até mesmo a cozinha.
Uma outra dica é dificultar o acesso às crianças e procurar deixar itens cortantes com as pontas para baixo.
Além disso, na hora de cozinhar evite deixar panelas quentes com o cabo para o lado de fora do fogão, pois uma esbarrada de mal jeito pode ocasionar lesões sérias de queimadura.
As panelas de pressão também precisam ter cuidado ao serem manuseadas, preste atenção a manutenção da borracha de vedação e coloque sempre a quantidade permitida, evitando assim explosões.
Antiderrapantes e corrimãos
O uso de corrimão também é necessário para ensinar os mais novos e até mesmo para os idosos com dificuldades em se locomover.
Os tapetes antiderrapantes também são importantes, pois ajudam a oferecer maior apoio a idosos e crianças, além de evitar acidentes em lugares úmidos e escorregadios.
Vedação
Vede todas as tomadas com protetores, porque isso ajuda a prevenir os choques elétricos, principalmente as crianças que apresentam maior curiosidade e costumam inserir objetos dentro das tomadas.
O uso de adaptadores de tomadas, os “benjamim”, não são recomendados. O ideal é colocar uma régua de tomadas com filtro de linha.
Evite também deixar cabos conectados sem os equipamentos. As crianças podem colocar o fio na boca e também receber uma descarga elétrica.
O uso de equipamentos em lugares úmidos, como secadores e chapinhas no banheiro, é outro fator de risco quando o indivíduo está com os pés descalços e molhados.
Supervisão de um adulto
As dicas para segurança doméstica são importantes, mas lembre-se que a supervisão de um adulto é necessária em todas as ocasiões.
Nunca deixe que as crianças, e até mesmo adultos e/ou idosos atípicos fiquem sozinhos em nenhum local o qual possa apresentar risco para a sua saúde.
HG7 Corretora
E se, além dessas dicas, você também deseja proteger sua família, colaboradores e até mesmo você com um plano de saúde adequado para as suas necessidades, a HG7 Corretora pode te ajudar.
Somos uma empresa especialista na prestação de serviços no mercado de Benefícios de Pessoas – Planos de Saúde, Odonto e Seguros de Vida.
O principal objetivo da empresa é simplificar a escolha do cliente, com o melhor plano para a sua empresa, você e sua família. Para cumprir tal promessa, a equipe está diariamente dedicada a buscar as melhores opções do mercado e usar toda nossa expertise para ajudar nessa escolha.
A empresa conta com diversas parcerias, como a Unimed Nacional, Bradesco Saúde, NortreDame Intermédica, Amil, Biovida Saúde, Cuidar.me, Sompo Seguros, SulAmérica Saúde, Cruz Azul Saúde, São Cristóvão Saúde, Transmontano Saúde, Total MedCare Assistência Médica Adventista, Ameplan Saúde, Blue Med Saúde e MetLife.
Solicite nossa cotação personalizada, sem custo.
Entre em contato conosco e, juntos, vamos simplificar a sua escolha!